Uma vez produzidas as garrafas, boiões ou frascos os mesmos são colocadas no mercado como embalagem dos mais diversos produtos como sejam as bebidas, comidas ou outros. Ao colocar estas embalagens no mercado sabe-se, à partida, que um dia mais tarde as mesmas serão recicladas pelo que lhes é adicionada uma Eco-taxa designada como chamado Ponto Verde, que tem como finalidade o financiamento das operações complementares ao seu final de vida.
Uma vez terminada a sua vida útil as embalagens de vidro, agora transformadas em resíduos, devem ser encaminhadas pelos proprietários para reciclagem através do simples gesto da colocação num Vidrão ou Ecoponto. Este acto dá início ao fecho do ciclo de vida do produto.
Os municípios do nosso país têm normalmente contratada a atividade de recolha e encaminhamento para reciclagem dos resíduos a entidades profissionais. Desta forma é garantida a entrega dos resíduos de vidro de embalagem em empresas detentoras de um processo fabril capaz de efetuar uma separação absoluta de entre os resíduos de vidro de embalagem (ver “Processo Industrial” e obter assim um produto que constitui uma matéria-prima de eleição para a Industria Vidreira (denominado Casco Processado). O opção pela reciclagem reduz significativamente a deposição de resíduos em aterro, reduzindo o seu impacte ambiental e prolongando a sua vida útil.
A produção de novas embalagens de vidro usando o Casco Processado como matéria-prima, para além de perpetuar o Ciclo do Vidro tem subjacentes vantagens económicas e ambientais quando comparado com a produção tradicional, tais como:
Menor consumo de energia na fusão a 1500°C;
Redução das emissões de C02, SOx, NOx (contribuíndo efetivamente para o Protocolo de Quioto);
Redução do consumo de recursos naturais (a eficiência de iton Casco = 1 ,Zton matérias-primas tradicionais);
Como se pode verificar contribuir para um ambiente saudável custa muito pouco. Lembre-se que ao reciclar 1 garrafa de vidro poupa-se a energia equivalente a uma lâmpada de l00 watts acesa durante 4 horas
O paradigma da Reciclagem do vidro de embalagem assenta no chamado Ciclo do Vidro que, como é mostrado abaixo, evidencia que o Vidro é 100% reciclável. Quer isto dizer que 1kg de vidro de uma embalagem usada pode ser transformado em 1kg de vidro de uma nova embalagem, se tivermos em atenção determinados cuidados.
"O ciclo do vidro é a nossa profissão"