A Organização
MALTHA PORTUGAL é a empresa líder nacional no que toca ao processamento de resíduos de vidro de embalagem. Constituída em Outubro de 1994, fruto de uma joint-venture entre profissionais da indústria vidreira nacional e o grupo empresarial Maltha Groep (grupo holandês com vasta experiência no ramo, detentor de fábricas na Holanda, Bélgica, França e recentemente na Hungria) MALTHA PORTUGAL dedicou os primeiros anos da sua existência ao conhecimento das técnicas de recolha seletiva de resíduos de vidro (designado como casco de vidro, apenas “casco” adiante) enquanto aprofundava o conhecimento das necessidades específicas da indústria vidreira nacional.
Âmbito
"Reciclagem de residuos de vidro de embalagem para produção de casco de vidro apto para fusão"
Historial
O aumento exponencial do casco recolhido a nível nacional deu-se com o aparecimento da Sociedade Ponto Verde, em 1996, sendo aí então evidente que o fenómeno de escala tornava, para além de desejável, possível a construção de uma unidade industrial de raiz, dotada à data dos meios técnicos state of the art, capaz de processar para além do casco recolhido no âmbito nacional casco importado em quantidade suficiente para satisfazer a demanda nacional deste produto. Esta unidade iniciou atividade em Julho de 1998 na Figueira da Foz. No espaço de menos de um ano MALTHA PORTUGAL começou a trabalhar 24 horas por dia, dada a crescente quantidade de casco recolhido e da recetividade do produto após processamento, estabilizando o processo num volume de 120.000 toneladas ano.
No ano 2006 foi sujeita a um upgrade industrial capaz de aumentar o volume de produção para as 160.000 toneladas anuais, esforço muito significativo e apenas possível dadas as sinergias criadas com a indústria vidreira nacional mas também graças à dinâmica dos links estratégicos internacionais, dado que a recolha nacional per si não podia garantir este volume de matéria-prima.
Em Março de 2008 MALTHA PORTUGAL certificou o seu Sistema de Gestão da Qualidade, baseado nas normas NP EN ISO 9001. No ano 2009 Maltha Portugal adicionou à certificação em Qualidade a certificação em Ambienta baseado na norma NP EN ISO 14001. Em 2011 adicionou ao seu sistema de gestão a certificação em Segurança pela norma OHSAS 18001, sendo que a gestão dos 3 sistemas de gestão é efetuada de forma perfeitamente integrada.
Com o lema “O ciclo do vidro é a nossa profissão” Maltha Portugal pretende continuar a ser o líder nacional de reciclagem de casco de vidro de embalagem, estando atendo e antecipando as expectativas dos seus clientes assumindo uma dimensão empresarial de nível europeu.
Em 2012 o grupo Maltha, acionista maioritário da Vidrociclo, resolve unificar a imagem do grupo em toda a Europa assumindo a designação MALTHA. Apesar de a sociedade não ter sido formalmente renomeada, a partir de 01-01-2013 a Vidrociclo adota globalmente a marca comercial MALTHA e em Dezembro de 2013 a sociedade altera formalmente a sua denominação para MALTHA GLASS RECYCLING PORTUGAL Lda.